Número de Visitas

contador de visitas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

VOLUNTARIADO: PLANTIO DE ÁRVORES







Pensando no bem estar de todos nós, moradores de Virmond, principalmente em proporcionar sombra, ar fresco e servir como quebra-ventos, Neimar Pedro Kaibers, morador do Bairro Primavera, de Virmond, produziu mudas de árvores (Ipê Amarelo e Pata-de-Vaca) e, após obter autorização do Departamento de Meio Ambiente do município, realizou o plantio de 26 (vinte e seis) delas em local apropriado da Rua sem denominação do Bairro Primavera, local bastante alto que sofre constantemente com fortes ventos.
O plantio foi realizado em meados de fevereiro de 2018.
Dentro de, aproximadamente, 02 (dois) anos as árvores já estarão prestando seus serviços à população, ajudando a reduzir a incidência de ventos, produzindo sombra e encantando com a beleza de suas flores.
Pede-se, portanto, a colaboração de todos para ajudar a cuidar a fim de que as mudas de árvores possam, agora, crescer protegidas.
Fica plantada a semente de um futuro melhor, para a presente e as futuras gerações.
De igual modo, está lançado o desafio para você fazer algo parecido ou, quem sabe, melhor ao que foi feito.
Lembre-se, depende de nós transformar a realidade que está a nossa volta. Não espere apenas pelos outros. "Seja a mudança que pretende ver no mundo"!



segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Você sabe o que é o ESTADO?

Imagem extraída de: "http://www.brasil.gov.br/governo/2009/11/entenda-como-funciona-a-estrutura-do-estado-brasileiro"

Vamos tratar de "ESTADO", palavra que designa o "ente abstrato criado para organizar a vida em sociedade, regulando as relações entre as pessoas", com o objetivo de evitar o caos que existia quando em tempos remotos prevalecia a vontade do "mais forte".
Sabemos que os bens da vida são limitados, ou seja, finitos, enquanto o desejo do ser humano de possuí-los é ilimitado, fato que gera a situação de escassez, pois não é possível que todos possuam a mesma coisa. Essa insuficiência de bens gera conflitos entre as pessoas.
Isso, segundo algumas teorias estudadas, levava, na antiguidade, a uma "guerra de todos contra todos", porque, não havendo poder maior que o individuo para obrigá-lo ao respeito, cada um tentava fazer prevalecer sua própria vontade.
Nem mesmo o fato de superioridade física assegurava prevalência, pois alguém mais fraco poderia, por meio da astúcia, preparar uma cilada para o mais forte e ceifar-lhe a vida ou, ainda, reunir-se com outras pessoas "franzinas" para vencer o inimigo em comum e mais forte fisicamente quando na luta individual.
Em determinado momento histórico e social o homem percebe a situação de selvageria e degradação em que vivia e entende por, em busca de paz e prosperidade à coletividade, transferir parte de seus poderes políticos (antes ilimitados) para um ser fictício, que passa a ser conhecido como "ESTADO", a fim de que esse promova a defesa dos interesses de todos, assegurando a convivência harmônica entre as pessoas.
Portanto, "Estado", nos termos propostos, é o "ente abstrato criado para organizar a vida em sociedade", fazendo com que a vontade geral prevaleça frente a vontade de uma pessoa ou um grupo de pessoas, para que determinada comunidade de indivíduos possa prosperar e viver em relativa paz.
Designa-se "ESTADO", para nossa realidade, tanto a União Federal, os Estados-Membros (ex.: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, etc.), o Distrito Federal e os Municípios.
Portanto, se hoje podemos escrever, ler, navegar na internet, ser proprietário de bens, ter dinheiro... é porque existe o "ESTADO" que nos assegura vivermos em relativa harmonia e proporcionou, com isso, por meio do "Direito", o progresso da nossa sociedade.