Número de Visitas

contador de visitas

sábado, 15 de fevereiro de 2020

A CACHOEIRA DO TAPERA - CONSIDERAÇÕES:

Obs.: imagem extraída de "http://www.virmond.pr.gov.br/carregaNoticia.php?r=63#prettyPhoto".

Realmente a cachoeira do Rio Tapera, Virmond/PR, é uma maravilha da natureza; lugar muito bonito e divertido para passar um momento agradável com a família e amigos.
No entanto, gostaríamos de fazer algumas considerações sobre a organização do local, em especial as responsabilidades que cabem ao Poder Público do Município de Virmond/PR.
1º - Foi feito acesso e estacionamento em área de preservação permanente (APP); não sabemos se para isso se deu a supressão (corte, destoca, etc.) de árvores pela Prefeitura ou se o local já era aberto. De qualquer forma, segundo a lei ambiental, as margens de rios como o Tapera, devem ter vegetação nativa na extensão de 30/50 metros. A supressão de florestas nesta faixa de APP é crime ambiental.
Não fosse isso, como fizeram acesso e cascalhamento até a beira d'água, em local de declive (descida, barranco), quando ocorrerem fortes chuvas certamente vai dar enxurradas e erosão do solo e cascalho; esse material, inevitavelmente, pela falta de vegetação nas marges do Rio Tapera no local, vai invadir o rio e ocasionar seu assoreamento, degradando a paisagem adorada por todos!
Assim, entendemos que a APP do local não poderia ter sido suprimida e, portanto, deve ser recomposta o mais rápido possível.
O Acesso e estacionamentos devem ser feitos fora (acima) da faixa da APP, sendo o acesso ao Rio e cachoeira viabilizados apenas por trilhas à pé.
- A Prefeitura de Virmond/PR estimulou a população a frequentar o local: legal. No entanto, não disponibilizou nenhuma opção de banheiros sanitários. As pessoas estão fazendo suas necessidades na mata, beira do Rio Tapera, etc., enfim, em local inadequado, poluindo o meio ambiente e tornando o local desagradável, pondo em risco a saúde dos frequentadores.
Deveria a Prefeitura de Virmond providenciar, ao menos, dois banheiros químicos no local (feminino e masculino), fazendo a pertinente manutenção.
3º - Tratando-se de cachoeira, há vários perigos associados: quedas, afogamentos, lesões, etc.
Devido principalmente ao incentivo da Prefeitura de Virmond para a população comparecer ao local, caso aconteça algo desse gênero, poderá o Município ser responsabilizado por eventuais indenizações.
Assim, é responsabilidade da Prefeitura de Virmond sinalizar o local com advertências pertinentes: "Cuidado, risco de quedas!", "Perigo de Afogamento", etc.
- Um local que todos gostam, mas que devido à falta de educação de alguns, está virando um lixão a céu aberto! Cada um deve se responsabilizar por levar seu lixo embora. No entanto, muitos não fazem isso. 
Desse modo, a Prefeitura de Virmond/PR deveria, pelo menos, disponibilizar lixeiros e, de tempos em tempos, recolher o lixo do local.
Essas são sugestões que gostaríamos fossem avaliadas pelos atuais gestores do Município de Virmond, pois visam a preservar o local que todos amam e proporcionar que as pessoas possam continuar visitando-o.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

EX-VEREADOR MARCOS "BUCHUDO" É CONDENADO POR PECULATO:

(Obs.: imagem disponível em "https://especiais.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2016/virmond-pr/vereador/marcos-buchudo-55222/")

O ex-vereador Marcos Roberto de Paula, popular Marcos "Buchudo", foi condenado, por sentença proferida no dia 23 de janeiro de 2020, nos autos de ação penal nº 0001483-78.2011.8.16.0060, às penas de 02 (dois) anos e 04 (quatro) meses de reclusão e 12 (doze) dias-multa, em regime aberto, substituída por penas restritivas de direitos, entre elas a proibição de exercer cargo, emprego ou função pública, pela prática, segundo consta dos autos, do crime de peculato, consistente na subtração ("furto") de 04 (quatro) rodas e 04 (quatro) pneus de automóvel da Prefeitura de Virmond, que utilizou para pôr em seu próprio veículo, fato ocorrido em setembro do ano de 2010, quando ele ocupava o cargo de vereador.
As investigações se iniciaram com as denúncias dos então adversários políticos os vereadores Nicolau Russen, Neimar Granoski, atual prefeito, e Hélio Zanovello.
Hoje, no entanto, os antigos rivais políticos são companheiros, pois o prefeito Neimar Granoski nomeou Marcos "Buchudo" para cargo de sua confiança, como Diretor do Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde de Virmond.
O condenado, Sr. Marcos, já recorreu da sentença, que deverá, então, ser reanalisada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Caso não consiga sua absolvição no tribunal, Marcos "Buchudo", que já está inelegível por reprovação das suas contas quando presidente da Câmara Municipal, ficará por mais 08 (oito) anos inelegível a contar do fim da pena a que fora condenado.