Número de Visitas

contador de visitas

sábado, 15 de fevereiro de 2020

A CACHOEIRA DO TAPERA - CONSIDERAÇÕES:

Obs.: imagem extraída de "http://www.virmond.pr.gov.br/carregaNoticia.php?r=63#prettyPhoto".

Realmente a cachoeira do Rio Tapera, Virmond/PR, é uma maravilha da natureza; lugar muito bonito e divertido para passar um momento agradável com a família e amigos.
No entanto, gostaríamos de fazer algumas considerações sobre a organização do local, em especial as responsabilidades que cabem ao Poder Público do Município de Virmond/PR.
1º - Foi feito acesso e estacionamento em área de preservação permanente (APP); não sabemos se para isso se deu a supressão (corte, destoca, etc.) de árvores pela Prefeitura ou se o local já era aberto. De qualquer forma, segundo a lei ambiental, as margens de rios como o Tapera, devem ter vegetação nativa na extensão de 30/50 metros. A supressão de florestas nesta faixa de APP é crime ambiental.
Não fosse isso, como fizeram acesso e cascalhamento até a beira d'água, em local de declive (descida, barranco), quando ocorrerem fortes chuvas certamente vai dar enxurradas e erosão do solo e cascalho; esse material, inevitavelmente, pela falta de vegetação nas marges do Rio Tapera no local, vai invadir o rio e ocasionar seu assoreamento, degradando a paisagem adorada por todos!
Assim, entendemos que a APP do local não poderia ter sido suprimida e, portanto, deve ser recomposta o mais rápido possível.
O Acesso e estacionamentos devem ser feitos fora (acima) da faixa da APP, sendo o acesso ao Rio e cachoeira viabilizados apenas por trilhas à pé.
- A Prefeitura de Virmond/PR estimulou a população a frequentar o local: legal. No entanto, não disponibilizou nenhuma opção de banheiros sanitários. As pessoas estão fazendo suas necessidades na mata, beira do Rio Tapera, etc., enfim, em local inadequado, poluindo o meio ambiente e tornando o local desagradável, pondo em risco a saúde dos frequentadores.
Deveria a Prefeitura de Virmond providenciar, ao menos, dois banheiros químicos no local (feminino e masculino), fazendo a pertinente manutenção.
3º - Tratando-se de cachoeira, há vários perigos associados: quedas, afogamentos, lesões, etc.
Devido principalmente ao incentivo da Prefeitura de Virmond para a população comparecer ao local, caso aconteça algo desse gênero, poderá o Município ser responsabilizado por eventuais indenizações.
Assim, é responsabilidade da Prefeitura de Virmond sinalizar o local com advertências pertinentes: "Cuidado, risco de quedas!", "Perigo de Afogamento", etc.
- Um local que todos gostam, mas que devido à falta de educação de alguns, está virando um lixão a céu aberto! Cada um deve se responsabilizar por levar seu lixo embora. No entanto, muitos não fazem isso. 
Desse modo, a Prefeitura de Virmond/PR deveria, pelo menos, disponibilizar lixeiros e, de tempos em tempos, recolher o lixo do local.
Essas são sugestões que gostaríamos fossem avaliadas pelos atuais gestores do Município de Virmond, pois visam a preservar o local que todos amam e proporcionar que as pessoas possam continuar visitando-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário