(Imagem disponível em: "https://www.todamateria.com.br/aquecimento-global/")
Que importância nós temos dado ao planeja em que vivemos?
Para nos mantermos vivos dependemos extrair da natureza os seus recursos naturais: a água, o oxigênio, os alimentos, as matérias primas, etc. Dependemos do clima para sobreviver...
Enfim, todos nós estamos cansados de saber que se a qualidade dos recursos ambientais (meio ambiente) piora todos nós pagamos o preço, sofremos as consequências em nossa saúde e até com nossas vidas e das pessoas que amamos.
Estamos cada dia mais próximos do colapso do planeta terra em razão da degradação do meio ambiente (poluição).
No entanto, parece que não acreditamos nisso. Estamos dormindo! E fazendo pouco caso do nosso futuro e de nossos filhos e netos.
Poderíamos citar vários exemplos, mas vamos para um caso concreto, simples, mas que representa nossa indiferença com o nosso próprio futuro:
1. Em meados de fevereiro de 2018, pensando no bem estar de todos nós, moradores de Virmond, principalmente em proporcionar sombra, ar fresco e servir como quebra-ventos, o cidadão Neimar Pedro Kaibers, produziu mudas de árvores (Ipê Amarelo e Pata-de-Vaca) e, após obter autorização do Departamento de Meio Ambiente do Município, realizou o plantio de 26 (vinte e seis) delas em local apropriado da Rua sem denominação do Bairro Primavera, Virmond, local bastante alto que sofre constantemente com fortes ventos.
Pediu-se a colaboração de todos para ajudar a cuidar a fim de que as mudas de árvores pudessem crescer protegidas.

2. No entanto, infelizmente, NINGUÉM AJUDOU A PRESERVAR AS ÁRVORES, MUITO PELO CONTRÁRIO!
A maioria das pessoas nada fez, não ajudou e não atrapalhou.
A prefeitura quase nada fez, apenas limpou a área 01 (uma) vez em 02 (dois) anos! Avisada, nem sequer fiscalizou o local para evitar depredação.
E, o que é pior, alguns viventes foram lá e amarraram cavalos, outros passaram veneno, matando a maioria dessas árvores!
Embora o Cidadão Neimar Pedro Kaibers tenha feito o replantio das mudas mortas por esses viventes, eles voltaram a matar as árvores da mesma forma como antes!
Então, já que ninguém se importa com a nossa própria saúde e qualidade de vida, desistimos de tentar fazer as coisas sozinhos...
3. Hoje, das 26 (vinte e seis) mudas de árvores plantadas e replantadas restam e cresceram cerca de 11 (onze) delas, ou seja, 42% (quarenta e dois por cento) do número inicial e que deveria de ter na área.
Se nós, a POPULAÇÃO, e a PREFEITURA MUNICIPAL (Urbanismo e Meio Ambiente) tivéssemos cuidado as árvores estariam todas formadas, como essas que sobraram, mas são constantemente massacradas por cavalos:
4. Embora possua alguns avanços, a atual administração municipal parece não se importar com as questões ambientais. Nada fez de relevante pela preservação e recuperação do meio ambiente. NÃO PLANTOU NENHUMA ÁRVORE em 03 (três) anos! Pelo contrário, só cortou árvores das ruas! Pagou engenheiros para fazer um plano de arborização municipal e não pôs em prática, ficou só no papel.
Mantém um lixão municipal a céu aberto, jogando todo tipo de lixo em uma cabeceira de água!
5. Aliás, o que esperar em tema de "meio ambiente" da administração municipal que queima o seu próprio lixo atrás da prefeitura ao menos uma vez por semana!?
Pra que queimar, se temos a reciclagem e a coleta? Têm alguma coisa a esconder? Gente, vamos parar com isso! Que exemplo o Poder Público está dando à população? Assim não pode exigir nada de ninguém.
Se a nossa cultura não mudar logo será tarde para percebermos os erros que cometemos com o nosso planeta, que é a nossa casa.
Quando aqui se tornar inóspito para a vida humana, em que planeta vamos morar?































